Home > 2017 > Resources Year Fourvière > Carta dos superiores das congregações da família marista



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

27 January

Saint Angela Merici
Day of Mourning the Holocaust

Marist Calendar - January

Carta dos superiores das congregações da família marista

 

Fourvière - 2015/16

Celebrações do bicentenário da promessa de Fourvière (1816-2016)
Família Marista - 20/09/2014

Bicentenary of the foundation of the Institute
Resources: Year Montagne | Year Fourvière | Year La Valla

In other languages
English  Español  Français  

Download PDF (100 kb): English | Español | Français | Português | German | Dutch

"Nós, abaixo signatários, oferecendo nossas pessoas para a maior glória de Deus e a honra de Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, afirmamos e declaramos nossa sincera atenção e a firme vontade de nos consagrar à fundação da piíssima congregação dos Maristas” (23 de julho de 1816, OM1, doc 50).

Foi celebrado, no dia 15 de agosto de 2012, o 200º Aniversário das palavras dirigidas por Maria a Courveille, “que as escutou, não com os ouvidos do corpo, mas do coração”: ... “é meu desejo que seja fundada uma Sociedade que levará meu nome... e se chamará Sociedade de Maria”. Assim, 12 jovens do seminário maior de Lyon, incluindo cinco recém-ordenados sacerdotes, subscreveram a Promessa de Fourvière no dia 23 de julho de 1816. Apenas 4 perseveraram nesse projeto, entre os quais Jean-Claude Colin e Marcelino Champagnat.
Eles tomaram rumos diferentes. Jean-Claude Colin foi nomeado vigário auxiliar em Cerdon, onde seu irmão era pároco. Pierre abraçou o projeto Marista e trouxe a Cerdon Jean-Marie Chavoin e sua primeira companheira, Marie Jotillon, que deram início às Irmãs Maristas. A partir de Cerdon, Jean-Claude Colin e Etienne Déclas iniciaram seu apostolado em outras paróquias. Grupos de leigos da ordem terceira, dos quais as Irmãs Missionárias Maristas da Sociedade de Maria mais tarde se originaram, foram se formando ao longo dos anos. Deste modo, a multirramificada Sociedade de Maria, objeto do compromisso consagrado em Fourvière em 1816, foi gradualmente tomando forma.

Como Família Marista gostaríamos de:

  • provocar um sentido de curiosidade e admiração sobre a importância da Promessa de Fourvière nos dias de hoje;
  • dar um sentido mais forte à identidade Marista como “Família Marista”;
  • promover uma renovação de energia, esperança, alegria, motivação e compromisso no “trabalho de Maria”.

Uma comissão da Família Marista vem trabalhando para assegurar que comemoremos esse evento fundacional da Família Marista. O ponto alto de nossas comemorações será a celebração da Eucaristia na Basílica de Notre Dame de Fourvière, Lyon, no dia 23 de julho de 2016. Esperamos contar com o Cardeal Barbarin como nosso principal celebrante!
A juventude Marista, que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude na Polônia em 2016, estará reunida em Lyon e também participará. Espera-se que a Missa em Fourvière seja transmitida ao vivo pela web, de modo queos Maristas de todas as partes do mundo possam acompanhá-la e integrá-la às suas próprias celebrações de Fourvière nesse dia.  A intenção é que sejam promovidas celebrações em todo o mundo Marista.

Em preparação para o dia 23 de julho, os ramos da família Marista celebrarão o Ano Fourvière de 23 de julho de 2015 a 23 de julho de 2016. Esperamos que as comunidades dos Padres, Irmãos e Irmãs, junto com os Leigos Maristas, colaborem na promoção de alguns eventos preparatórios de reflexão e oração, oferecendo a oportunidade de nos abrir à renovação e nos lançar decididamente para a construção de uma Igreja com o rosto Mariano.

A comissão preparou algumas atividades para inspirar nossos pensamentos e orações durante esse ano: um breve histórico da Promessa e o que a inspirou, escrito por Justin Taylos, SM, bem como uma reflexão sobre sua importância para nós hoje, preparado por François Druilly, SM; um programa de três encontros de reflexão e oração, em âmbito comunitário e pessoal; e o desenvolvimento de outros recursos que ficarão disponibilizados nos websites de nossas Congregações. Além disso, esperamos publicar uma coleção com contribuições de jovens membros de nossa família Marista sobre suas esperanças e sonhos para o futuro, inspirada por aqueles jovens de Fourvière. Haverá mais informações sobre isso mais adiante.
Nós incentivamos todos vocês e suas comunidades a acolher o Ano Fourvière com o coração aberto, de modo que, aqui e agora, ele seja renovado em nosso desejo e compromisso de nos entregar em plenitude “pela glória de Deus e honra de Maria”, como aqueles primeiros Maristas que fizeram sua Promessa em Fourvière em 1816.

Superiores das congregações da família marista  - Setembro de 2014

MaristDownload PDF (100 kb): English | Español | Français | Português | German | Dutch

4096 visits