Home > Marist World > Brazil: Telebras Tecnologia é inaugurada na PUCRS



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

24 January

Saint Francis de Sales
1810, death of Marie-Thérèse Chirat (64 years old) Marcellin’s mother

Marist Calendar - January

Telebras Tecnologia é inaugurada na PUCRS

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

28/03/2013: Brazil

 

A Telebras e a PUCRS inauguraram na terça-feira, 26 de março, a Telebras Tecnologia no Portal Tecnopuc. A cerimônia contou com as presenças do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do governador do Estado, Tarso Genro, do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet e do presidente da Telebras, Caio Bonilha.

A unidade abrigará, em 500m², o escritório da empresa na Região Sul e a Rede de Referência, que servirá como suporte na homologação de novos produtos da estatal. Roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados serão testados no local. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, o Centro atuará em três grandes frentes: para testes de novas tecnologias para aplicação no Plano Nacional de Banda Larga; na homologação de produtos desenvolvidos em projetos em parcerias e em novas tecnologias.

A Telebras Tecnologia integra o processo de descentralização da estatal. Para Clotet, a presença da estatal no Tecnopuc inaugura um novo período de qualidade e sucesso para o Parque Tecnológico, alinhado com o desenvolvimento das telecomunicações no País.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lembrou que o governo está trabalhando no projeto do Plano Nacional de Banda Larga 2.0, que dará condições de universalizar a internet em todo o Brasil nos próximos anos. Para isso, ressaltou que é preciso apostar no desenvolvimento das redes de telecomunicações. "Esta é uma parceria na qual depositamos muita esperança, e que resgata parte das funções da Telebras na homologação de equipamentos, já que temos aqui no Tecnopuc uma rede de referência".


Alta tecnologia

O espaço foi todo construído seguindo as regras exigidas pela estatal, desde a instalação de equipamentos, cabeamento, até a refrigeração da sala da Rede de Referência - composto de 18 bastidores, onde estão instalados com as mesmas versões hoje em funcionamento na planta em operação, incluindo espaço para novos produtos, equipamentos e serviços para os testes de homologação. Há fontes, baterias e seis unidades de ar condicionado, cada um com 60 mil BTUs, que resultam em uma capacidade de 480 mil BTUs. Caio Bonilha, presidente da Telebras, lembrou que o Tecnopuc conta com ótimas condições para a instalação, além de ter apoiado e investido no projeto. "Aqui existe um cluster tecnológico extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico do País, e muitos dos nossos fornecedores se encontram no RS".


Programa Nacional de Banda Larga

O PNBL, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, tem o objetivo de fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação, de modo a massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, acelerar o desenvolvimento social e econômico e reduzir desigualdades.

Além disso, as ações querem facilitar o uso dos serviços do poder público pelo cidadão e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileira.

O Programa prevê a prestação do serviço de internet de 1 Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.

__________________
Bianca Garrido Dias - Jornalista
Assessoria de Comunicação Social

103 visits