Home > News > Deceased Brothers > Br. Moretti



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

5 December

Saint Gerald
International Day of Volunteers (UN)

Marist Calendar - December

Deceased Brothers

 
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2019 | 2018

Br. Alfredo Moretti

 Date of Death: 12/12/2019
Place: Brazil, São José dos Pinhais
Province: Brasil Centro-Sul
Age: 100


COMUNICAMOS que, aos 100 ANOS e três meses de idade, o IR. ALFREDO MORETTI deu o seu último respiro, hoje, dia 12 de dezembro, às 18h50, acometido de broncopneumonia, acidente vascular encefálico e septicemia.

VELÓRIO: na Comunidade Marista São José, 13 de dezembro.

A missa de corpo presente no mesmo local às 14h00, seguida do sepultamento no Cemitério Água Verde, em Curitiba.

Para o saudoso +Ir. Alfredo, chegar aos CEM ANOS e um pouco mais não significou somente caminhar com a história ou atravessar o tempo. Ele experimentou o mistério de Deus e não mais perguntava: foi simplesmente habitando e peregrinando pela vida, vivendo em Deus e Deus nele, por uma simplicidade de vida pautada pela alegria, humildade, desprendimento, docilidade, paciência, disponibilidade e dedicação aos outros.

Soube ser feliz em toda a sua existência, experimentando em si a máxima de Einstein de que “só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem; a segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre”. A sua fé não necessitava da muleta dos milagres para se sustentar. Para ele, o verdadeiro milagre de Deus é a presença de Jesus entre nós: presença nada espetacular (nasce numa estrebaria e morre assassinado na cruz).

A sua fé vivenciada na espiritualidade do presépio sempre expressou Deus como Aquele que está mais íntimo a nós do que nós a nós mesmos: para ele Deus está no coração de todas as coisas e todas no coração de Deus. Por isso, viveu uma fé-bilhete de loteria adquirida na expectativa de ser sorteado. E... foi: chegou aos 100 ANOS bem vividos e em nada mudou sua atitude: ficou à espera do Emanuel-Deus Conosco que veio buscá-lo no Advento de 2019 para passar o Natal na Epifania da Eternidade Feliz, do Cristo Ressuscitado e Glorioso.

A vida humana é, sem dúvida, o maior de todos os milagres. Somos agradecidos pelo dom da vida do +Ir. Alfredo e por ter sido a encarnação entre nós do Irmão, simplesmente irmão: “Irmãozinho de Maria” do coração de São Marcelino Champagnat.

Durma em paz, querido +Ir. Alfredo, nos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

______________
Ir. Benê Oliveira - Provincial Brasil Centro-Sul